A forma de relevo que caracteriza o Agreste é o planalto da Borborema, que impede que as massas de ar com umidade vindas do oceano cheguem ao continente, provocando chuvas orográficas

Os primeiros povos do Agreste foram criadores de gado vindos da Zona da Mata que também desenvolveram a agricultura na região. O ageste se caracteriza por apresentar pequenas e médias propriedades com cultivo de diferentes produtos (policultura), com destaque para o algodão
Curiosidade:
Algodão colorido
No começo, a equipe de pesquisadores colheu vários tipos de sementes de plantas selvagens de algodão colorido. Elas podem ser encontradas no interior do Nordeste do Brasil. As sementes de espécies de plantas estrangeiras também foram usadas para formar um banco de sementes ou Banco de Germoplasma.
O melhoramento genético foi feito assim: a planta do algodão tem órgãos masculinos e femininos, ou seja, macho e fêmea na mesma flor. Por isso diz-se que ela é hermafrodita. Um dia antes da flor abrir, foi retirado, com ajuda de uma tesoura, tudo que é masculino ou macho na flor do algodão, sobrando apenas a parte feminina ou fêmea. colheu-se a flor macho (masculina) de outra planta e foi levada para juntar à flor fêmea. Isto se chama cruzamento.

Essas flores cruzadas se transformaram em frutos e, dentro dos frutos, cresceram sementes. As sementes resultantes desses cruzamentos foram plantadas, avaliadas e selecionadas para dar origem às plantas de algodão colorido que conhecemos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário